Notícias

Democratas 25 sai da eleição reafirmado como partido de bases fortes!

O Democratas apresentou um desempenho expressivo nas eleições 2012. O partido elegeu 274 prefeitos e 3243 vereadores. Mesmo distante do poder federal há 10 anos, o partido mantém-se firme como uma das legendas mais influentes do país.

O Democratas mostrou força nas urnas e ganhou espaço em cidades importantes de médio e grande porte em inúmeras regiões do país. O DEM, que antes do pleito municipal não administrava nenhuma capital brasileira, conquistou em primeiro turno a prefeitura de Aracaju (SE), com o ex-governador João Alves Filho. O democrata foi eleito com 159.668 votos, o equivalente a 2,72% dos votohttp://www.juventudedemocratas.org.br/s válidos.

Em Salvador (BA), terceira maior cidade do Brasil, o Democratas segue firme para o segundo turno com ACM Neto. Ao contrário do que apontavam todas as pesquisas, Neto venceu o 1º turno com 518.976 votos, o que corresponde a 40,17% dos votos válidos. Nelson Pelegrino, do PT, será o seu adversário no 2º turno.

O Democratas também avançou em importantes polos regionais. Em Vila Velha, maior colégio eleitoral do Espírito Santo, o partido mostrou vigor com a desenvoltura política de Rodney Miranda, que foi o candidato mais votado no primeiro turno com cerca de 82 mil votos. Rodney, que vai disputar o 2º turno com Neucimar Fraga (PR), desponta como favorito em todas as pesquisas.

Em Feira de Santana, o DEM conquistou uma avassaladora vitória com José Ronaldo. O democrata, que venceu o pleito no primeiro turno com mais de 66% dos votos válidos, desbancou de uma só vez os candidatos do PT e do PDT. Feira de Santana é o segundo maior colégio eleitoral da Bahia com mais de 370 mil eleitores.

No Paraná, em São José dos Pinhais, cidade em franco desenvolvimento que conta com mais de 178 mil eleitores, o democrata, deputado federal Luiz Carlos Setim venceu a disputa com 39,97% dos votos válidos.

O Democratas conquistou prefeituras significativas no estado do Paraná. O partido elegeu Dr. Sérgio Faria, em Jacarezinho; Beto Costa, em Goioerê; e Pedro Claro, em Santo Antônio da Platina.

Em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, Gil Arantes (DEM) venceu a disputa com 54,75% dos votos válidos (90.706 votos). Arantes, atualmente deputado estadual, ocupará pela terceira vez o cargo de prefeito do município, que tem mais de 214 mil eleitores. No estado de São Paulo, o Democratas elegeu 45 prefeitos.

Outra grande vitória do Democratas ocorreu em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Por uma diferença de 5 mil votos, a vereadora Claúdia Regina (DEM), apoiada pelo senador José Agripino e pela governadora Rosalba Ciarlini, derrotou nas urnas a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que durante a campanha recebeu o apoio de Lula, Dilma e Eduardo Campos.

O DEM elegeu 23 prefeitos no Rio Grande do Norte. Destaque para a reeleição do prefeito Vavá em João Câmara e a eleição de Fabrício Torquato em Pau dos Ferros.

Outros nomes eleitos pelo Democratas: Carlos Magno (Estância-SE); Maurílio Guimarães (Curvelo-MG); Érico Piana (Primavera do Leste-MT); Luciano Pereira (Barra de São Francisco-ES); Gustavo Medeiros (União-PI); Jaime Júnior (Icó-CE); Ademir Morais (Santa Luzia-PB); Luiz Pedro (Ituiutaba-MG); Júlio Duarte Campos (Governador Celso Ramos-SC).

Importante ressaltar que o DEM integra coligações em capitais vitoriosas, como em Belo Horizonte com Márcio Lacerda (PSB) e em Porto Alegre com José Fortunati (PDT). No 2º turno, o Democratas faz parte da coligação de José Serra (PSDB) em São Paulo, Firmino Filho (PSDB) em Teresina, Luiz Paulo (PSDB) em Vitória, entre outros.

Fonte: Assessoria de imprensa