Notícias

– As eleições municipais deste ano comprovarão o vigor político/eleitoral do Democratas. Mesmo longe do poder federal há 10 anos, o partido mantém-se firme como uma das maiores forças políticas do país.

– Para as eleições de 2012, muitos imaginavam que teriam pela frente um Democratas enfraquecido e manco. Porém, o pleito eleitoral desse ano é antes de tudo uma disputa entre duas visões distintas de Brasil, duas visões distintas de democracia e de respeito aos valores republicanos.

– No campo da ética, por exemplo, há uma diferença abissal entre as práticas políticas do Democratas e as do PT. Enquanto o DEM age e faz com que todos saibam que o partido não convive com a improbidade – não por acaso, o ex-governador http://www.juventudedemocratas.org.br/José Roberto Arruda e o ex-senador Demóstenes Torres foram expulsos da legenda -, o PT não mede esforços em melar as instituições democráticas para se perpetuar no poder.

Na segunda-feira, o relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, disse em seu voto que há muitas provas de que o PT usou o valerioduto para comprar e cooptar o apoio de parlamentares aliados ao governo Lula.

Para evitar “constrangimentos” com o julgamento do mensalão, o PT planeja censurar até a TV Justiça! Ontem, o deputado André Vargas (PR), secretário de Comunicação da legenda, classificou como “risco para a democracia” o julgamento ser transmitido ao vivo pela imprensa.

– Quando se considera as pesquisas eleitorais publicadas até agora, diante de uma máquina pública tão ferrenhamente controlada pelo PT, o desempenho dos candidatos do Democratas surpreende positivamente.

– Abaixo, segue uma compilação geral das últimas pesquisas nos colégios eleitorais do País com mais de 100 mil eleitores. Foram consideradas no levantamento só as cidades em que o Democratas possui candidaturas competitivas.
Salvador (BA): 1.881.544 eleitores

Pesquisa do Instituto Ibope divulgada no dia 13 de setembro mostra o democrata ACM Neto na frente com 39% das intenções de votos. Nelson Pelegrino (PT) tem 27% e Mário Kertész (PMDB) soma 6%. Márcio Marinho (PRB) tem 3%. Salvador é considerada a 3ª maior cidade do Brasil.
Fortaleza (CE): 1.612.155 eleitores

O democrata Moroni Torgan aparece com 23% na última pesquisa Ibope divulgada no dia 13 de setembro. Em segundo lugar vem o candidato do PT, Elmano de Freitas, com 19%, seguido por Roberto Cláudio (PSB) com 18%. Heitor Férrer (PDT) tem 13% e Renato Roseno (Psol) 7%. Inácio Arruda (PCdoB) soma 6%. Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil.
Aracaju (SE): 367.175 eleitores

Segundo o instituto Única, se as eleições fossem hoje João Alves Filho (DEM) seria eleito no primeiro turno com 52,3% das intenções de voto; em seguida aparece Valadares Filho (PSB) com 24,8%; Almeida Lima (PPS) ficou com 2,7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro.
Vila Velha (ES): 292.948 eleitores

Em Vila Velha, maior colégio eleitoral do Espírito Santo, Neucimar Fraga (PR) lidera com 31,2%. Max Filho (PSDB) tem 26,8% e Rodney Miranda (DEM), que cresce a cada dia nas pesquisas e deve chegar ao 2º turno, já soma 25,1%. A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Futura no dia 09 de setembro.
Várzea Grande (MT): 174.557 eleitores

A ex-primeira dama do município, Lucimar Campos (DEM), seria eleita com 41,5% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do instituto Mark (11 de setembro). O segundo colocado é o deputado pelo PMDB, Wallace Guimarães, que tem a preferência de 25,5% dos eleitores. Tião da Zaeli (PSD) aparece com 12,3%. Várzea Grande é o 2º maior colégio eleitoral de Mato Grosso.
Macapá (AP): 253.365 eleitores

Entre os dias 07 e 09 de agosto, o Ibope mostrou que o atual prefeito Roberto Goés (PDT) tem 29% das preferências, seguido de Cristina Almeida (PSB) com 16%. Clécio Luís (PSOL) tem 13% e Davi Alcolumbre aparece em quarto com 7%. Davi tem tudo para crescer, pois conta com o apoio do ex-deputado estadual Lucas Barreto (PTB) – muito popular na capital.
Mossoró (RN): 164.975 eleitores

No 2º maior colégio eleitoral do RN, os números mais recentes da pesquisa Perfil/Gazeta, divulgada no dia 10 de setembro, mostram Larissa Rosado (PSB) com 40,01% e Cláudia Regina (DEM) 34,33%. É a menor diferença entre as duas candidatas já divulgada entre os institutos: 5,6%. Na pesquisa espontânea, a diferença entre Larissa Rosado e Cláudia Regina é de apenas 4,8%.
Caruaru (PE): 185.946 eleitores

De acordo com pesquisa do Instituto Exatta de 20 de agosto, Miriam Lacerda (DEM) lidera a corrida eleitoral em Caruaru, com 41% das intenções de voto. O prefeito José Queiroz (PDT) aparece com 34% das preferências. Caruaru é a principal cidade do interior pernambucano.
Montes Claros (MG): 246.711 eleitores

Sexto maior colégio eleitoral de Minas, Montes Claros tem como líder nas pesquisas o democrata Jairo Ataíde, com 23,3% das intenções de voto. Athos Avelino, do PSB, vem logo em seguida com 22,1%. O ex-deputado Ruy Muniz (PRB) é o preferido de 10,3%, enquanto que o secretário Gil Pereira (PP) aparece com 9,1%. A pesquisa DataTempo/CP2 foi publicada em junho.
Feira de Santana (BA): 373.752 eleitores

Pesquisa feita pelo Ibope entre os dias 8 e 13 de agosto mostra o candidato José Ronaldo (DEM) com 76% das intenções de voto. Na pesquisa estimulada, o prefeiturável Zé Neto (PT) vem em seguida com 8%. Tarcízio Pimenta (PDT) tem 3%. Feira de Santana é o 2º maior colégio eleitoral da Bahia.

São José dos Pinhais (PR): 178.151 eleitores

Segundo o Datacenso/Metrópole, o ex-prefeito e deputado federal Luiz Carlos Setim (DEM) lidera as intenções de votos com 52,1%. O atual prefeito Ivan Rodrigues (PSD) soma apenas 13,6% dos votos. A vantagem de Setim sobre o segundo colocado é de quase 38 pontos.

Pelotas (RS): 250.790 eleitores

Pesquisa do Instituto Methodus, divulgada em agosto, aponta o candidato do PT, Fernando Marroni, com 35% das intenções de voto, seguido por Catarina Paladini (PSB-18%), Eduardo Leite (PSDB-16,8%), Matteo Chiarelli (DEM-15,7%). Chiarelli tem grandes chances de ir ao 2º turno.
Barueri (SP): 214.474 eleitores

Pesquisa realizada pelo Instituto MAS no primeiro semestre do ano aponta o deputado Gil Arantes (DEM) na frente com 28,4% das intenções de votos, seguido por Carlos Zicardi (PMDB), com 16,6%. Arantes é favorito.
Limeira (SP): 201.368 eleitores

Pesquisa realizada no início de agosto pela Limite Consultoria, em parceria com a Gazeta de Limeira, aponta Lusenrique Quintal (PSD) com 24% e Eliseu Daniel dos Santos (DEM) com 21,1%. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 3,4%, para mais ou para menos.
Itabuna (BA): 145.005 eleitores

Em pesquisas internas, o atual prefeito Capitão Azevedo (DEM) lidera a corrida eleitoral em Itabuna, 3º maior colégio eleitoral da Bahia. Azevedo tem grandes obras realizadas no município.

Rio Claro (SP): 138.330 eleitores

De acordo com o Ibope de 27 de agosto, a eleição em Rio Claro será bastante polarizada. O peemedebista Du Altimari tem 32% das intenções de voto, enquanto Nevoeiro Junior (DEM) aparece com 29%. Como a margem de erro é de 4% para mais ou para menos, o cenário é de empate técnico.
Imperatriz (MA): 159.326 eleitores

Pesquisa do Instituto Escutec divulgada no início de setembro mostra uma disputa acirrada no 2º maior colégio eleitoral do Maranhão. O atual prefeito Sebastião Madeira (PSDB) tem 47,9%, seguido de Rosângela Curado (DEM) com 25,5%. Carlinhos Amorim (PDT) soma 9% e Justino Filho (PTC) tem 2,8%. O crescimento da candidata do DEM é a maior surpresa até agora.
Guarulhos (SP): 825.719 eleitores

O atual prefeito Sebastião Almeida (PT) lidera com 42% das intenções de voto, seguido por Carlos Roberto (PSDB) com 11%, e pelo vereador Alan Neto (DEM), que aparece com 10%. Alan tem grandes chances de ir ao 2º turno, caso ocorra. A pesquisa é de 30 de agosto.

Castanhal (PA): 112.801 eleitores

Pesquisa do Ibope, realizada no período de 31/08 a 02/09, mostra o ex-prefeito Paulo Titan (PMDB) na dianteira com 52% das intenções de voto. O deputado Marcio Miranda (DEM) aparece como segundo colocado com 30%. A margem de erro da pesquisa é de 5% e o resultado da eleição é imprevisível. Castanhal é considerado o 5º maior colégio eleitoral do estado do Pará.
Bragança Paulista (SP): 113.492 eleitores

Pesquisa IBOPE divulgada no dia 06 de setembro mostra a liderança de Renato Frangini (DEM), com 27% das intenções de voto. Fernão Dias aparece em 2º com 20%, seguido por Gustavo Sartori (PSB) com 16%.
Maceió (AL): 501.081 eleitores

Pesquisa divulgada no dia 06 de setembro pelo Instituto Exatta mostra Rui Palmeira (PSDB) com 43%. O segundo colocado é Ronaldo Lessa, do PDT, com 23%. O deputado Jefferson Morais (DEM) tem 8%.
Rio de Janeiro (RJ): 4.719.607 eleitores

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) lidera com folga a última pesquisa do Datafolha divulgada no dia 12 de setembro. Paes tem 54% das intenções de voto; em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo, com 18%. Rodrigo Maia (DEM) tem 4% e Otávio Leite (PSDB), 3%.
Recife (PE): 1.169.678 eleitores

Pesquisa divulgada no dia 12 de setembro pelo Datafolha mostra o Geraldo Julio (PSB) na frente com 34% das intenções de voto. O petista Humberto Costa soma agora 23%. Daniel Coelho (PSDB) vem logo atrás, com 19%. Mendonça Filho, do DEM, tem 8%.

Fonte: Blog Democratas