Notícias

JDEM e Fundação Adenauer realizam curso em BH: Salvador e Rio serão as próximas

No último final de semana de Abril, a Juventude Democratas realizou o primeiro de três eventos que ocorrerão em 2019 no âmbito da parceria com a Fundação Konrad Adenauer, instituto alemão vinculado ao partido CDU da chanceler Angela Merkel. O encontro ocorreu em Belo Horizonte e reuniu 35 jovens democratas, sendo 25 de diferentes municípios de Minas, 5 da capital e 5 de outros estados do país (RN, AL, GO, DF e RJ). 30% das vagas foram ocupadas por jovens mulheres.

As palestras foram de altíssimo nível e muito elogiadas pelos participantes. Já o profissionalismo da JDEM e a participação dos jovens foi extremamente elogiada pelos representantes da Fundação Adenauer presentes. A organização teve a colaboração de Leonardo Framil, presidente da JDEM MG e vice-presidente nacional da Juventude Democratas.

Tivemos como palestrantes o presidente nacional da JDEM, Bruno Kazuhiro, que falou da Juventude da CDU como modelo de institucionalização para a JDEM, o cientista político e vice-presidente nacional da JDEM Murilo Medeiros, que tratou do sistema político brasileiro, o professor Juliano Domingues da Universidade Católica de Pernambuco, que analisou o cenário político atual, o professor Gregory Michener da Fundação Getulio Vargas, que ensinou mais sobre a transparência pública, o professor Daniel Sousa, do IBMEC e comentarista econômico da GloboNews, que comentou sobre a economia social de mercado, o professor Leandro Gavião da Universidade Católica de Petrópolis, que debateu o Estado Democrático de Direito e Luís Kimaid, da iniciativa Bussola Eleitoral, que apresentou tópicos sobre a democracia digital.

O mesmo formato se repetirá em Salvador em agosto e no Rio de Janeiro em outubro. Trata-se do maior projeto de parceria anual entre JDEM e Fundação Adenauer desde o início da cooperação entre as duas instituições.