Artigos

juventude

A juventude brasileira, nos últimos anos, se fez protagonista diante das novas tendências que o Brasil apresenta. Uma série de transformações culturais, socioeconômicas, ambientais e tecnológicas, sem dúvidas nos colocou em repleto destaque. Diante disto, o papel de milhões de jovens não é apenas ilustrar o cenário atual, mas firmar o compromisso de transformar a sociedade para que juntos possamos responder às novas questões.

No contexto atual, o Brasil destaca uma Juventude que tem sede de mudança, entrelaçada com o desejo de um país mais justo, pelo fim da devastadora onda de corrupção, com vistas a dias mais promissores. Ao mesmo tempo temos uma Juventude solúvel, esta que não tem a voz da revolução, por não priorizar a formação política, presente por diversos momentos do século passado, sendo assim uma Juventude sedenta que busca a todo instante encontrar um espaço para transformar, ainda que isso seja muito difícil.

A grande dificuldade de ser jovem hoje é um sistema cada vez mais excludente, que não prioriza a democracia, ao colocar a juventude às margens dos interesses da sociedade. Há centenas de dificuldades que são encaradas de diferentes formas em cada lugar, porém, o eixo central é a desigualdade, a qual não é enfrentada seriamente a ponto de ser sanada. A fome, a violência e, em especial atualmente, a questão das drogas, que vem destruindo milhares de sonhos pela ausência do Estado e suas políticas públicas.

Por outro lado, uma das maiores riquezas de ser um jovem neste país é a esperança, juntamente com o compromisso de transformar a sociedade, mesmo que não tenha resultados imediatos, ser um jovem que grita, especialmente nas redes sociais. Mesmo de uma maneira muitas vezes confusa, a Juventude Brasileira tem mostrado a sua cara, a sua força com ênfase no futuro, se destacando por serem ativos porta-vozes da democracia, juízes da aclamada justiça e fiéis embaixadores das lutas, diante da nossa particular e mística diversidade cultural.

Flávio Mendonça é Coordenador de Diversidade da Juventude Democratas do Estado da Bahia