Artigos

Escolhas administrativas e políticas embalam aprovação popular de ACM Neto, por David Farias

O Instituto Paraná Pesquisas, em pesquisa encomendada pelo Bahia Notícias e pela Rádio Metrópole, confirmou aquilo que se sente nas ruas de Salvador: A enorme aprovação popular da gestão do Prefeito ACM Neto que, desde 2013, assumiu o comando da capital baiana.

O estudo aponta que 73% dos entrevistados aprovam o governo do democrata à frente da Prefeitura, enquanto 22,7% desaprovam e outros 4,3% não souberam ou não quiseram opinar.

Ressalto que, entre os eleitores mais jovens, Neto alcança 74% de aprovação, fruto do seu estilo de governar, atendendo os anseios da população, através da incrível fórmula de orçamento participativo chamada Ouvindo Nosso Bairro.

Anteriormente, os opositores desdenhavam das pesquisas e atribuíam o bom desempenho do Prefeito ACM Neto à comparação com a ruinosa administração de João Henrique (2005-2012), que deixou a cidade num verdadeiro estado de caos.

Contudo – com a manutenção do elevado patamar de reconhecimento no 7° ano de mandato – será preciso aceitar os êxitos gerenciais e políticos do Prefeito.

Em primeiro lugar, destaco que Neto entendeu o recado das urnas por serviços públicos de qualidade, ainda em 2012.

Dito isso, tomou posse, saneou as contas públicas e deu funcionalidade as tarefas simples realizadas pela Prefeitura, como ordenamento do trânsito, limpeza urbana, recuperação asfáltica, requalificação da orla e reforma dos equipamentos públicos, sobretudo escolas municipais e postos de saúde. O povo aplaudiu o líder que, tal como um bom síndico, colocou ordem na casa!

Porém, Neto não parou por aí. Visionário como seu avô, sabia que era preciso preparar a Cidade do Salvador para o futuro, recuperando o potencial de liderança e inovação da Primeira Capital do Brasil.

Neste sentido, estruturou as grandes obras e ações da Prefeitura que, atualmente, encontram-se condensadas no programa Salvador 360°, com seus oito eixos de atuação.

Destaco o Festival da Virada e o novo modelo de Carnaval, que resgataram o potencial turístico do município. Além disso, tivemos as grandes obras, como o 1° Hospital Municipal, a Arena Aquática, o HUB Salvador, o Centro de Convenções, o BRT e os inovadores programas sociais, como o Morar Melhor e Primeiro Passo.

Em última análise, destaco o êxito político do Prefeito. Neto acertou quando decidiu não ser candidato ao Governo do Estado.

Com isso, entregará no segundo mandato os principais feitos de sua administração e, após 2020, poderá percorrer a Bahia com boa aprovação e forte apelo popular.

Além disso, terá ao seu lado a estrutura do Democratas, partido de preside nacionalmente, o apoio da qualificada e combativa bancada federal e estadual, bem como a simpatia do Governo Bolsonaro.

Com seu amor e trabalho obstinado, Neto deixou sua marca em Salvador e não há dúvidas de que o futuro da Bahia, em novos rumos, passará por suas mãos.

David Farias é Secretário Geral da Juventude Democratas da Bahia e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia.