Artigos

israel cardoso

Com esgoto a céu aberto, o Rio Cachoeira retrata a falta de saneamento básico de Itabuna, que ganha dimensão ainda mais trágica com a atual crise hídrica. Menos de 15% dos dejetos da cidade passam por algum tipo de tratamento sanitário e oito em cada dez domicílios não têm abastecimento diário de água. Pior ainda: esses dados são de antes da atual estiagem. A situação com certeza já se agravou.

Hoje a água que pinga das torneiras é salgada. Não serve para beber nem cozinhar alimentos.

A calamitosa situação de Itabuna revela o resultado de anos de má gestão e ausência de investimentos. Desde 1989, quando iniciou a administração dos serviços de água e esgoto, a Emasa, empresa municipal, não faz investimentos relevantes na infraestrutura de saneamento básico nem gere devidamente a atividade. Preferiu virar um cabide de empregos do que servir os 230 mil itabunenses, que hoje vivem um verdadeiro “salve-se quem puder”.

Para piorar, as últimas notícias dão conta de que dois diretores da empresa pública foram presos por envolvimento em malfeitos na administração da Emasa. O Ministério Público já requereu da Justiça a prisão de todos os integrantes da diretoria.

Se já não bastasse a má gestão, há fortes indícios de que a corrupção campeia na empresa. Era só o que faltava para que os itabunenses abrissem os olhos e refletissem sobre a proposta da Prefeitura de fazer a concessão do serviço de água e esgoto à iniciativa privada.

A concessão dos serviços tem sido indicada como a solução mais adequada para o problema. De acordo com estudos realizados, são necessários R$ 400 milhões para se implantar um sistema eficiente de saneamento básico na cidade. A Prefeitura e a Emasa admitem não possuir esses recursos nem capacidade de endividamento.

A saída aponta para a iniciativa privada, mas interesses corporativistas insistem em prevalecer sobre as necessidades sociais. É hora de mudar!

Israel Cardoso é Vice Presidente da Juventude Democratas do Estado da Bahia e Presidente Municipal da Juventude de Itabuna-BA.