Artigos

Brasil. A história de nosso país sempre foi, é e será construída com bastante perseverança, pois o povo é guerreiro, não desiste, não se cansa de lutar por um Brasil melhor. Tantas foram as perdas, mas também houve grandes vitórias.

Podemos citar como exemplos dessas lutas: A Confederação do Equador por Frei Caneca, a Inconfidência Mineira pelos inconfidentes, o Impeachment de Collor pelo povo e as manifestações do ano de 2013, onde pessoas de diversos segmentos da sociedade foram às ruas e despertaram para uma nova luta, a fim de reivindicar os direitos da população e, assim, sugerir melhorias ao governo, para a cada dia mais construirmos um país melhor para todos.

Embora alguns, como eu, não tenham podido participar dessa grande mobilização nacional, pode-se buscar voz para nos posicionarmos de outras formas. Um exemplo é a escrita, que é algo que amo e me faz sentir muito bem. Com ela posso externar o que sinto. Muitas vezes as palavras que saltam da nossa mente direto para o papel produzem mais efeitos do que grandes revoluções e manifestações, pois assim faço uma luta silenciosa que fala aos corações das pessoas, mantendo, portanto, a minha cidadania de uma forma pacífica.

Em 2014 e 2015, os brasileiros se muniram de força de vontade para serem agentes de mudanças em nossa sociedade e nossa democracia, lutando para chegarmos a um governo melhor e mais popular, um governo que trabalhe pelo povo e não contra o povo, como acontece hoje. Ainda estamos em luta, não baixamos a guarda!

E a nossa família, nossa escola, nossa igreja, nossa comunidade, nossos governantes são essas bases na formação do caráter-cidadão que vamos construindo de pouco em pouco, com o intuito de sermos pessoas de bem, dotadas de cidadania, democracia, valores, buscando uma maior participação em nossa sociedade.

Assim, devemos ter essa consciência de luta, de voz ativa, de cidadania, de democracia e acima de tudo de participação, para que as próximas gerações se lembrem desse legado com afinco e jamais com desdém. Fazendo, desse modo, sempre valer em nossos corações um sentimento de orgulho em dizermos que somos Brasileiros, buscando dentro da Ordem, um caminho, objetivando o Progresso do nosso país, o grande Brasil!

Richard Silva é membro da Juventude Democratas de Minas Gerais