Artigos

11822770_944473352284452_1806546167095877452_n

Em 1992 eu tinha apenas 8 anos, mas esse ano ficou marcado na minha vida pelo início da recuperação do Pelourinho. O então governador, Antônio Carlos Magalhães, afirmou que a recuperação do Pelourinho e todo Centro Histórico era prioridade da sua administração.

Compromisso assumido, compromisso realizado. A revitalização do Pelourinho deu vida a todas as suas artérias e fez o coração do Pelô bater mais forte. Contudo, o processo de revitalização foi interrompido e o nosso Pelô, mais uma vez, foi entregue à própria sorte.

Por picuinhas políticas ou incapacidade administrativa, os gestores federais, estaduais e municipais não cumpriram suas obrigações com nosso Patrimônio Cultural da Humanidade, título conquistado em dezembro de 1985.

Há muitos anos o Pelourinho vem sendo esquecido, agonizando, na UTI. Apesar de ser o maior conjunto arquitetônico barroco do hemisfério sul, nossos representantes desprezam os títulos citados.

Ontem participei do lançamento do projeto Pelourinho Dia e Noite pela prefeitura municipal de Salvador. O projeto é homônimo do projeto de sucesso realizado na gestão do então governador Paulo Souto, atual secretário da fazenda do Município.

Se o Pelourinho estava órfão, o prefeito ACM Neto assumiu a paternidade. Em uma ação inédita o município assume o protagonismo com uma série de ações que visam, mais uma vez, fortalecer a sua vocação histórica e cultural.

As ações passam por limpeza, segurança, gestão de trânsito, iluminação, gastronomia, cultura, arte e ação social.

Diferentemente do projeto homônimo, o Pelourinho Dia e Noite contará com uma série de ações sociais voltadas para a comunidade do Centro Histórico de Salvador. Com isso o projeto deixa de ser um programa voltado, apenas, para o entretenimento e passa a ter seu importante viés social.

O empreendedorismo não ficará de fora. O “Comunidade Empreende” vai identificar os empreendimentos existentes na região e realizará a capacitação de seus gestores. O empreendedorismo é uma vocação da maioria dos empresários e comerciantes que atuam na região. Sem essa vocação, o trabalho do prefeito ACM Neto para revitalizar a área teria que ser ainda maior.

Como bem disse o prefeito ACM Neto: “A população reconhece e posiciona a prefeitura da cidade como a melhor avaliada do país. Salvador nasceu para ser primeira em tudo e com o apoio de vocês nós vamos ter o Centro Histórico mais valorizado, mais bonito, mais vivo e mais intenso de todo Brasil”.

Parabéns, prefeito. Com a sua liderança e entusiasmo o nosso Centro Histórico vai voltar a ter o tratamento que merece. A história se repete! É um ACM que irá, mais uma vez, fiscalizar as ações e o andamento das obras em nosso Pelô.

Bruno Alves é Secretário-Geral Nacional da Juventude Democratas e Presidente da Juventude Democratas da Bahia